O Atlas foi comprado pelo Facebook em 2013 e é uma plataforma robusta de mensuração de campanhas online e que também distribuía bilhões de impressões de anúncios diariamente em seu “Ad Server”. Em novembro de 2016, foi anunciado que o “Ad Server” seria descontinuado para terem um foco ainda maior na parte de mensuração.
Eles oferecem apoio ao “people-based marketing” — que é a ideia de que pessoas, NÃO cookies, devem estar no centro de cada decisão que um anunciante faz. Isso dá confiabilidade na mensuração, diferente da baseada em cookies, que ainda é o padrão de mercado. Estamos mais conectados do que nunca: através de diversos dispositivos, navegadores, canais e ainda consumimos conteúdos de diferentes produtores, então, mensurar a jornada de conversão à nível de pessoas, e não de cookies, é mais do que necessário. O Atlas oferece essa mensuração completa, incluindo a possibilidade de entender a participação de outros sites (até mesmo fora do Facebook) na jornada de conversão.
O “problema” é que essa ferramenta tem custo elevado, acessível apenas para grandes anunciantes, mas isto está prestes a mudar.
O Facebook anunciou há pouco que testará a expansão de ferramentas de mensuração avançada do Atlas para dentro do Gerenciador de Negócios — o que é uma excelente notícia! O foco é na mensuração de alcance e atribuição, com planos de introdução de mais dados ao longo do tempo e liberação para todos anunciantes de todos tamanhos, em breve. 😀
Por aqui ainda não chegou. E por aí?