Facebook anuncia novo “Público Semelhante” (Lookalike). Entenda porque isso pode mudar o jogo para anúncios de conversão

“Público Semelhante de Convertedores de Campanhas e Conjuntos”: Sim – o nome parece um palavrão – mas não se preocupe!


O que é Lookalike?

Caso você não saiba, Público Semelhante, também chamado de “lookalike”, é uma funcionalidade de Facebook Ads em que o Facebook gera um público com perfil semelhante no facebook de um público fonte.

Atualmente podemos criar Públicos Semelhantes (Lookalike) de 3 fontes:

1) Lookalike de Público Personalizado: de Arquivo de Dados (e-mail, ID, app),
e de Site (WCA/Retargeting)
2) Lookalike de Pixel de Conversão
3) Lookalike de fãs de uma página que você administra

O Facebook anunciou ontem a tarde um novo tipo de Lookalike, chamado de “Público Semelhante de Convertedores de Campanhas e Conjuntos” que contará com uma “atualização dinâmica” (baseado no “conversion spec” da campanha/conjunto).

Por que isso pode ser fantástico? Após quebrar um pouco a cabeça e trocar ideias, principalmente com a Alice Rangel (que inclusive sonhou que já estava testando essa funcionalidade hahahaha), resumindo temos o seguinte:

Este novo lookalike será mais granular e por isso (tem tudo para ser) mais efetivo uma vez que ele gera este público semelhante baseado em 2 itens cruciais:

→ A) Baseado no “conversion spec”, ou seja, no “objetivo de conversão” da campanha ou conjunto de anúncios. Estes conversion spec podem ser, por exemplo: curtir página, confirmação em evento, alguma ação tomada no seu site (compra, cadastro, etc) ou instalação do seu aplicativo dentro de 28 dias do clique no anúncio. Ou seja, podemos criar um lookalike baseado em um objetivo específico para ser usado em outra campanha ou conjunto. Isso é incrível!

→ B) Baseado em uma segmentação específica. Quando usamos um “Lookalike de um Pixel de Conversão” por exemplo, este pixel está inserido na “página de sucesso” do site, digamos, na page “obrigado pelo seu pedido”. Nesta página, chegam pessoas de todos os perfis, idades, interesses e ficam tudo “num balaio só”. No caso, neste balaio estão todas as pessoas e que possuem perfis bem divergentes, que podem ter comprado um produtos bem distinto (ou, no caso de leads, que podem ter se cadastrado para receber informações de serviços distintos). E essa mesma ideia vale para qualquer outro “objetivo de conversão”/conversion spec como os citados no início do texto e não somente vendas.

Imagine uma segmentação ou micro segmentação específica que você sabe que tem melhores chances de converter (com interesses precisos, comportamentos e inúmeras outras opções). Isso já é possível. Agora imagine que legal a possibilidade de criar um lookalike baseado nas conversões dessa campanha/conjunto específico. É isso que o “Público Semelhante de Convertedores de Campanhas e Conjuntos” vai fazer. E, com cada nova conversão gerada usando esta funcionalidade, automaticamente o facebook vai adicionar pessoas com perfil semelhante a este que converteu ou fez a ação do seu “conversion spec” para tentar converter ainda mais pessoas, assim, ficando em um lindo looping dinâmico. A dúvida é, por que o facebook não lançou isso antes? (risos)

 

Os analistas de mídia de performance aplaudem de pé.
Mais uma opção para testarmos! 😀

Informações importantes:

— Será possível gerar o lookalike de uma campanha ou conjunto quando estes tiverem no mínimo 100 conversões. Mais conversões resultarão em melhores resultados e por isso o facebook recomenda ter 200 conversões para criar este lookalike.

— Na hora de criar o lookalike você pode selecionar mais de uma campanha ou conjunto de anúncio.

— O facebook vai considerar conversões que ocorreram em até 180 dias antes.

— Por enquanto só está disponível via API, mas ontem mesmo a Ezlike já começou a trabalhar na implementação disso. Logo poderemos testar aqui na agência!

Ainda não foi definido quando será liberado para todos, mas torçamos que não demore muito.

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