Branding: O que é, Qual a Importância Para Sua Marca e Como Nós Podemos Te Ajudar Com Isso

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Qual a importância de sua marca para o seu público?

Se a sua marca repentinamente encerasse as atividades, qual seria o impacto disso ao consumidor? Isso mexeria com eles e os faria pedir sua volta ou passariam a comprar do concorrente? Para que a primeira opção ocorra, precisa-se desenvolver uma relação com o público. E é aí que o Branding entra.

Em sua definição mais objetiva, Branding é um conjunto de estratégias que visa estreitar laços com o consumidor final, levando-o a se envolver emocionalmente com a marca. Com isso, não apenas lucra-se mais, mas sua empresa destaca-se sobre a concorrência e gera uma experiência para o cliente, em vez de “apenas” cumprir tarefas.

Como as Mídias Sociais podem te ajudar a gerar experiências?

Conteúdo

Antes de propagar uma ideia e atingir seu público, é necessário ter uma mensagem relevante primeiro, que deve ser pensada para todos que terão interesse em seu produto ou serviço. Mas o que torna uma mensagem relevante? A pessoa que tiver acesso precisa identificar claramente o que é seu produto/serviço, para quem ele é, porquê adquiri-lo e porquê adquiri-lo com você. Se sua mensagem conter esses pontos e, ainda, tiver um formato que gere identificação com o público, parabéns, você já pode propagar sua ideia.

Anúncios em Mídias Online

Sabe quando você assiste à um comercial na TV, mas não o entende? Isso pode ser decorrente das mídias offlines e sua dificuldade em atingir apenas o público-alvo da marca, impactando também pessoas que não possuem o perfil desejado. Um dos diferenciais das mídias online é a capacidade de segmentação. Ao contrário da comunicação offline, por exemplo, rádio e outdoor, a online tem o poder de atingir pessoas com interesses específicos, além de idades, localizações, gênero com mais precisão, entre várias outras possibilidades. De acordo com o Nielsen Ibope, 78% dos anúncios digitais no Brasil impactam o seu público-alvo com assertividade, uma realidade muito favorável, se comparada aos outros canais. Isso sem falar do baixo custo das mídias online: com “pouco” investimento, pode-se conseguir excelentes resultados.

Também, é importante a presença em mais de uma plataforma, para aumentar as chances do consumidor final ter contato com a marca. Caso ele não esteja no Facebook, poderá te ver no Instagram, Google, YouTube e por aí vai, fortalecendo o Share of Mind (lembrança de marca) e o Market Share (fatia do mercado que a marca possui, em termos de vendas). Para isso, é necessário saber onde sua audiência se concentra e, consequentemente, entender onde sua marca deve estar.

Facebook Ads

Mais de 50% dos brasileiros estão no Facebook: a rede possui mais de 121 milhões de usuários só no Brasil e, também, o maior poder de segmentação do mundo. Na plataforma, há a possibilidade de segmentar por interesses específicos, como falamos acima, assim como por acontecimentos dos usuários (pais recentes, relacionamentos, viagens, mudanças etc.), formação, cargos e até afinidade por bens de baixo, médio e alto valor (!), graças a parceria com o Serasa Experian.

A rede social de Mark Zuckerberg ainda permite uma ampla gama de formatos de anúncios, para usar e abusar da criatividade, que podem ser utilizados em diversas estratégias e objetivos, por exemplo, gerar tráfego no site, incentivar visitas à lojas físicas, divulgar eventos, promover a instalação de aplicativos e, claro, trabalhar o reconhecimento e posicionamento da marca, o branding.

Exemplos de anúncios de Fábio Prado Lima, diretor da AdResults, Loubet e SounDigital Brasil, que fazem parte de nosso portfólio de clientes.

Instagram Ads

Pertencente ao Facebook, a plataforma compartilha do mesmo poder de segmentação e apresenta marcas, produtos e serviços de uma maneira diferente, com um apelo visual muito maior, contemplando momentos e experiências com seus mais de 27 milhões de usuários só no Brasil.

Para o Instagram, pode-se utilizar boa parte dos formatos de anúncios que o Facebook oferece, assim como as estratégias. Também, o conteúdo utilizado na plataforma de Mark Zuckerberg pode ser adaptado para a rede. Além, é claro, as novidades que estão chegando, como os anúncios nas Stories.

Exemplos Branding Importância AdResults Instagram Ads
Exemplos de anúncios de Labellamafia, ANACAPRI e L’Entrecôte de Paris, que fazem parte de nosso portfólio de clientes.

AdWords

O Google também possui sua plataforma de anúncios, o AdWords, que pode ser dividido em alguns formatos específicos: Rede de Pesquisa, antes chamado de “links patrocinados”; Rede de Display (GDN); Shopping e TrueView; além dos formatos de reserva.

Falando de maneira bem superficial, Rede de Pesquisa é o formato que aparece ao usuário assim que ele pesquisa por algo. A grande vantagem deste anúncio é a pessoa ter contato com seu produto/serviço assim que estiver à procura de temas relacionados. Já Rede de Display mostra fotos, GIFs e formatos interativos em sites parceiros do Google, o que inclui o próprio YouTube. Para se ter noção, esses sites alcançam aproximadamente 90% dos usuários de toda a internet, de acordo com a comScore.

Shopping é focado em vendas online. O formato permite mostrar alguns produtos de seu site, que podem ser escolhidos conforme o público a se atingir e veiculados no Google e sites parceiros. TrueView é o anúncio de vídeo do AdWords, que é divulgado dentro do YouTube. Lá, temos campanhas de In-stream (vídeos a serem mostrados antes, durante ou depois de outros conteúdos) e Discovery (banners apresentados em pesquisas e vídeos relacionados).

Exemplos Branding Importância AdResults AdWords GDN TrueView Search
Exemplos de anúncios de ANACAPRI, Marcos & Belutti e Face Ads Descomplicado, que fazem parte de nosso portfólio de clientes.

Além disso, a gigante de buscas tem os formatos de reserva, anúncios que são comprados diretamente com o time de vendas de lá, como o Masthead, veiculado “apenas” na homepage do YouTube, por 24 horas.

Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre Branding e mídias online, esperamos que tenha gostado!

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