[Infográfico] Snapchat Geofiltro Sob Demanda: O Que É, O Porquê e Como Criar

Capa Snapchat Geofiltro Sob Demanda

Um breve panorama

Em abril de 2011, Even Spiegel propõe o Snapchat como projeto de faculdade e, em setembro do mesmo ano, o aplicativo é lançado oficialmente. De lá pra cá, o Snap introduziu as Histórias, os Geofiltros e Geofiltros sob demanda, as Memórias, o Spectacle e, hoje, conta com mais de 300 milhões de usuários e 7 bilhões de visualizações de vídeo diárias.

O Snapchat emula a vida real

Enquanto a internet era dominada pelo Facebook, Instagram, Twitter e outras redes que armazenam seus posts e fotos para sempre, o Snapchat chegou seguindo um caminho bem diferente.

O app não surgiu para eternizar momentos que são efêmeros, mas, sim, para compartilhá-los com quem você quiser.

A menos que você dê print no snap que recebeu, aqueles momentos que seus contatos compartilham com você (ou vice-versa) desaparecerão, em no máximo 24h, a não ser que eles resolvam compartilhar novamente no futuro, com as Memórias. E é isso que torna o app tão interessante. Como o Gary Vaynerchuk comparou, o Snapchat emula a vida real.

Zuckerberg e o Snapchat

O Facebook sempre foi antenado a novos concorrentes, não para menos comprou o Instagram em 2012 por U$ 1 bi e o WhatsApp em 2014 por U$ 21,8 bi. Em 2013, quando o Snapchat completava dois anos de vida, Mark Zuckerberg ofereceu U$ 3 bi para Spiegel, CEO do app, que recusou a oferta.

Indo direto ao assunto, o que são geofiltros?

Caso você nunca tenha tido contato com o Snapchat, geofiltros são ilustrações que o usuário pode aplicar numa foto dentro do app, mas que estão disponíveis apenas em certas localizações. Por exemplo, em pontos turísticos, bairros e cidades.

Exemplo 1 Snapchat Geofiltro Sob Demanda

E geofiltros sob demanda?

Antes, já havia a opção de criar um filtro geográfico personalizado de graça, mas sem fins comerciais. Em setembro de 2016, o Snapchat trouxe ao Brasil a opção de geofiltros sob demanda, para o uso das marcas e usuários comuns em eventos ou datas especiais, por exemplo.

Exemplo 2 Snapchat Geofiltro Sob Demanda

Por que utilizar os geofiltros do Snapchat como estratégia de marketing?

A utilização do geofiltro sob demanda gera proximidade entre a marca e as pessoas. Em vez de tentar vender algo, a empresa proporciona e participa de um momento especial dos usuários, seja num evento, data especial ou qualquer outra ocasião.

Além disso, os seguidores da pessoa que visualizarem seus snaps com o geofiltro também verão a marca atrelada a esse momento.

 

Para entender como criar um geofiltro sob demanda no Snapchat e analisar suas métricas, basta conferir o infográfico abaixo:

 

Infográfico Snapchat Geofiltro Sob Demanda

 

Esperamos que nosso Infográfico sobre Geofiltros Sob Demanda do Snapchat tenha lhe ajudado a entender um pouco mais a respeito dessa novidade. Pronto para anunciar? 😉

 

Veja também

Fechar Menu