Um breve panorama
Em abril de 2011, Even Spiegel propõe o Snapchat como projeto de faculdade e, em setembro do mesmo ano, o aplicativo é lançado oficialmente. De lá pra cá, o Snap introduziu as Histórias, os Geofiltros e Geofiltros sob demanda, as Memórias, o Spectacle e, hoje, conta com mais de 300 milhões de usuários e 7 bilhões de visualizações de vídeo diárias.
O Snapchat emula a vida real
Enquanto a internet era dominada pelo Facebook, Instagram, Twitter e outras redes que armazenam seus posts e fotos para sempre, o Snapchat chegou seguindo um caminho bem diferente.
O app não surgiu para eternizar momentos que são efêmeros, mas, sim, para compartilhá-los com quem você quiser.
A menos que você dê print no snap que recebeu, aqueles momentos que seus contatos compartilham com você (ou vice-versa) desaparecerão, em no máximo 24h, a não ser que eles resolvam compartilhar novamente no futuro, com as Memórias. E é isso que torna o app tão interessante. Como o Gary Vaynerchuk comparou, o Snapchat emula a vida real.
Zuckerberg e o Snapchat
O Facebook sempre foi antenado a novos concorrentes, não para menos comprou o Instagram em 2012 por U$ 1 bi e o WhatsApp em 2014 por U$ 21,8 bi. Em 2013, quando o Snapchat completava dois anos de vida, Mark Zuckerberg ofereceu U$ 3 bi para Spiegel, CEO do app, que recusou a oferta.
Indo direto ao assunto, o que são geofiltros?
Caso você nunca tenha tido contato com o Snapchat, geofiltros são ilustrações que o usuário pode aplicar numa foto dentro do app, mas que estão disponíveis apenas em certas localizações. Por exemplo, em pontos turísticos, bairros e cidades.
E geofiltros sob demanda?
Antes, já havia a opção de criar um filtro geográfico personalizado de graça, mas sem fins comerciais. Em setembro de 2016, o Snapchat trouxe ao Brasil a opção de geofiltros sob demanda, para o uso das marcas e usuários comuns em eventos ou datas especiais, por exemplo.
Por que utilizar os geofiltros do Snapchat como estratégia de marketing?
A utilização do geofiltro sob demanda gera proximidade entre a marca e as pessoas. Em vez de tentar vender algo, a empresa proporciona e participa de um momento especial dos usuários, seja num evento, data especial ou qualquer outra ocasião.
Além disso, os seguidores da pessoa que visualizarem seus snaps com o geofiltro também verão a marca atrelada a esse momento.