Esse sorriso acima representa minha reação quando vi essa opção de segmentação nos anúncios do Facebook. Eu não pude acreditar em meus olhos:
Antes, para segmentarmos pessoas baseando em seus cargos/locais de trabalho, no antigo campo “Locais de trabalho” só conseguíamos selecionar grandes empresas como por exemplo Petrobrás, Vale, Ambev. Ou seja, uma quantidade extremamente pequena de empresas. Outra solução seria usarmos o Graph Search e recolhermos os ID’s dessas pessoas manualmente a passos de formiga (sim, existem scripts para isso, mas creio que o risco não vale a pena) para só depois então fazermos anúncio com Público Personalizado com estes ID’s. Só que aí entra outro problema: segundo as diretrizes de Públicos Personalizados do Facebook, não podemos fazer anúncios para ninguém sem que tenhamos o consentimento da pessoa para isso:
Então, a não ser que tivéssemos um app em que a pessoa desse seu consentimento, estaríamos fora das regras impostas pelo facebook e com essa nova funcionalidade podemos atingir o público sem corrermos riscos.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/1″][mk_fancy_title tag_name=”h2″ style=”false” color=”#393836″ size=”25″ font_weight=”normal” letter_spacing=”0″ margin_top=”20″ margin_bottom=”18″ font_family=”none” align=”left”]“Facebook não serve para B2B!”— Certeza?[/mk_fancy_title][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/1″][vc_column_text disable_pattern=”false” align=”left” margin_bottom=”0″]Se você ainda acha que o facebook não serve para o mercado B2B, melhor repensar. Primeiro porque quem usa o facebook é sempre uma pessoa (“jura?”) e não empresas. Aproximadamente 90% dos internautas brasileiros estão no Facebook. Uma pessoa sempre estará por trás da comunicação de uma empresa, sempre. Segundo pois, se você presta algum tipo de serviço para o mercado B2B, suas possibilidades de negócios acabam de ser multiplicadas:
Por que? Porque além de ter ficado melhor, mais rápido e seguro, agora até mesmo algumas empresas pequenas e muitas médias empresas são selecionáveis no campo “Empregadores”. No caso, o que vai determinar se uma empresa é selecionável ou não, pelo que percebi é o número de pessoas que dizem que trabalham naquela empresa. Fiz vários testes e empresas com menos de 35 pessoas que dizem trabalhar naquele local infelizmente não são selecionáveis. As empresas que consegui selecionar tinham mais de 100 pessoas cadastradas. Então, a regra é testar: escreva o nome da fan page e se ela aparecer para selecionar, bingo! Como é uma funcionalidade nova, tomara que eles ainda estejam trabalhando nisso, mas de qualquer maneira essa nova opção vai ajudar muito a alcançarmos melhor o mercado B2B.
Vejamos uma busca de pessoas que trabalham no Facebook e que moram no Brasil:
320.000 pessoas, tem algo errado aí, não?
Isso acontece porque o sistema pega o que as pessoas colocam em seus perfis:
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/1″][mk_fancy_title tag_name=”h2″ style=”false” color=”#393836″ size=”25″ font_weight=”normal” letter_spacing=”0″ margin_top=”20″ margin_bottom=”18″ font_family=”none” align=”left”]“Então está tudo perdido!?”— Não, calma:[/mk_fancy_title][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/1″][vc_column_text disable_pattern=”false” align=”left” margin_bottom=”0″]E se a gente pegar essa mesma segmentação e filtrarmos por idade?
Muito amplo ainda, concorda? E se agora usarmos alguns interesses precisos chave para filtrarmos?
Bingo! Inserimos os interesses “Facebook para negócios”, “AdNews”, “Imasters”, “E-commerce Brasil” e “Próxxima” e agora temos menos de 1000 pessoas no alvo, o que é ótimo. Menos de 1000 significa que pode ser qualquer quantidade de 1 a 999. Não queremos quantidade, queremos assertividade.
Antes, além do fato de pouquíssimas empresas serem selecionáveis em “Locais de Trabalho”, não conseguíamos selecionar cargos ainda que colocássemos interesses precisos, não era tão assertivo.
Mas reparem agora:
Quando colocar o cargo, recomendo que tire os interesses precisos para não limitar demais.
Agora, rode este anúncio e seja feliz. Recomendo testar CPM pois, como o alvo é pequeno, o risco de torrar grana como pode acontecer com segmentações grandes é muito improvável. Imaginemos que em 2 dias o anúncio impacte 3x 70% do alvo que deu um lance de R$2 no milhar de exibição, seu gasto não será maior do que R$6,00. Será um total de R$4,20 no caso.
Imaginem as possibilidades desse poder de segmentação junto de um Anúncio de Publicação com imagem e texto matadores: você pode vender seu produto/serviço, você pode multiplicar suas chances de conseguir um emprego naquela empresa desejada se passar a mensagem da maneira correta ou tirar proveito dela para fazer contratações para sua empresa.
Em um outro artigo vou mostrar como consegui impactar o dono dessa pequena rede social – sim, o Mark Zuckerberg e o motivo de eu não recomendar que você faça o mesmo. rs
E aí, mais alguma sugestão de uso pra essa excelente funcionalidade? Compartilha com a gente![/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]