Como anunciar ou se candidatar a uma vaga de emprego pelo Facebook

Facebook anuncia novo recurso para anunciar e buscar vagas de emprego. Veja como funciona

Está sendo disponibilizado no Brasil, o recurso para páginas divulgarem oportunidades de emprego no Facebook. Além de ficarem disponíveis no Feed, haverá uma nova seção só para esse tipo de divulgação, com filtros para os candidatos.

 

Com o desemprego atingindo 13 milhões de brasileiros, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) referente a junho de 2018, facilitar o acesso entre recrutador e trabalhador é um serviço de utilidade pública.

Apesar de existirem grupos do Facebook que se predispuseram a divulgar vagas, esse novo recurso, além de dar às empresas a oportunidade de buscarem candidatos de forma mais ativa, também ajuda quem está a procura de emprego a filtrar as oportunidades por localização, tipo de contratação e setor, através da seção www.facebook.com/jobs.

Para te ajudar nesse processo, disponibilizamos um passo a passo para empresas aprenderem a usar o novo recurso e para que pessoas em busca de vagas saibam como se candidatar.

 

Para Páginas: Passo a Passo para Anunciar uma Vaga de Emprego no Facebook

 

1º – Acesse sua página e clique no ícone com “três pontos” para expandir as opções de recursos;

 Como anunciar uma vaga de emprego pelo Facebook - Passo 1

 

2º – Clique na opção “Publicar uma vaga de emprego”:

 

Como anunciar uma vaga de emprego pelo Facebook - Passo 2

 

3º – Carregue uma foto ou use a foto da capa para auxiliar no processo de destaque de sua publicação. Em “Cargo”, indique qual vaga está sendo oferecida e, em “Localização”, a ferramenta deve puxar automaticamente os dados da página, mas, caso oportunidade seja para outro local, indique o endereço correto nessa área;

 

Como anunciar uma vaga de emprego pelo Facebook - Passo 3

 

4º – Caso queira, em “Remuneração”, é possível colocar o salário, indicando se o valor é por hora, dia, semana, mês ou ano;

 

Como anunciar uma vaga de emprego pelo Facebook - Passo 4

 

5º – Em “Tipo de emprego”, selecione como se dará a contratação, se em período integral, meio período, regime de estágio, voluntário ou contrato (para acordos por tempo determinado);

 

Como anunciar uma vaga de emprego pelo Facebook - Passo 5

 

6º No campo “Detalhes”, faça uma descrição da vaga, com as principais atribuições da pessoa no dia a dia, as características e formações indispensáveis para o preenchimento da oportunidade e, as qualidades consideradas como sendo um diferencial.

Aqui vale uma observação, quando falamos em contratação, não apenas a empresa está procurando uma pessoa que atenda às suas necessidades, mas o candidato também precisa ter clareza se seu perfil é condizente com a vaga e se ele tem interesse em assumir os desafios propostos.

Também é possível fazer até 3 perguntas para o candidato no bloco “Perguntas adicionais”. Elas podem ser perguntas com texto livre (perguntas com respostas abertas), apenas com a opção de resposta sim ou não ou ainda perguntas de múltipla escolha.

No campo “Receber candidaturas por email”, é possível indicar um email para receber essas candidaturas, mas todas elas ficarão disponíveis através da sua “Caixa de Entrada”.

Depois disso, é só clicar na opção “Publicar vaga de emprego” e pronto, sua vaga já está sendo divulgada.

 

Como anunciar uma vaga de emprego pelo Facebook - Passo 6

 

Para Páginas: Gerenciar candidaturas

 

Anunciada a vaga, o recurso também ajuda na triagem dos candidatos, recebendo os currículos não só na caixa de entrada da página, mas também com uma seção especial para categorizar cada indivíduo, entrar em contato para conseguir maiores informações, agendar entrevistas e um status para auxiliar na organização de cada etapa do processo de seleção.

 

1º Acesse sua caixa de entrada para checar o recebimento de currículos;

 

Como gerenciar as candidaturas de vagas enviadas pelo Facebook - Passo 1

 

Como gerenciar as candidaturas de vagas enviadas pelo Facebook - Passo 2

 

Ou ainda você pode acessar a aba “Ferramentas de publicação” > “Empregos” > “Candidaturas a vagas de emprego” para gerenciar cada vaga anunciada e respectivos candidatos, com filtros por Nome, Localização, cargo e data de recebimento;

 

Como gerenciar as candidaturas de vagas enviadas pelo Facebook - Passo 1

 

2º Em “Contato”, é possível enviar uma mensagem, um email ou pegar o número de telefone para entrar em contato com candidato;

 

Como gerenciar as candidaturas de vagas enviadas pelo Facebook - Passo 2

 

3º Para se organizar quanto ao andamento do processo seletivo, no campo “Definir status” é possível indicar se a pessoa já foi contatada, se a entrevista já foi agendada, se o contato já foi entrevista, contratado ou rejeitado;

 

Como gerenciar as candidaturas de vagas enviadas pelo Facebook - Passo 3

 

4º Ainda é possível agendar uma entrevista diretamente pela plataforma, em “Agendar entrevista”, assim, o recurso “Marcar Horário” é ativado e uma mensagem enviada para o candidata através do Messenger.

 

Como gerenciar as candidaturas de vagas enviadas pelo Facebook - Passo 4

 

Para Candidatos: Cadastrar currículo

 

Essa opção de cadastro de currículo não é uma novidade, mas vale deixar o passo a passo para quem nunca usou ou lembrar para quem não mantém esse dado atualizado.

 

1º Acesse seu perfil do Facebook, vá para aba “Sobre” > “Trabalho e educação”, clique em “Adicionar um local de trabalho” para preencher suas experiências profissionais. Caso não, tenha, não é necessário preencher;

 

Como cadastrar currículo no Facebook - Passo 1

 

2º Dentro dessa opção, preencha a “Empresa” que trabalhou, o “Cargo” ocupado, a “Cidade” onde a prestação de serviço ocorreu, faça uma breve “Descrição” das atividades desenvolvidas e principais atribuições. Em “Duração” indique o tempo em que o trabalho ocorreu e, se for seu emprego atual, lembre-se de selecionar a opção “Este é meu emprego atual”. Depois, é só clicar em “Salvar alterações”;

 

Como cadastrar currículo no Facebook - Passo 2

3º No campo “Habilidades Profissionais”, indique uma a uma suas as aptidões que te qualificam e também selecione a opção “Salvar alterações;

 

Como cadastrar currículo no Facebook - Passo 3

 

4º Em “Faculdade”, caso tenha alguma formação tanto de Graduação, quanto Pós-Graduação, indique a “Instituição de ensino” da realização do curso, a “Duração” dos estudos, lembrando de selecionar a opção “Formou-se” caso já tenha concluído essa etapa de ensino. Lembre-se de fazer uma “Descrição” do seu curso, ressaltando os diferenciais frente aos demais oferecidos pelo mercado. Se houver, indique a “Ênfase” de sua formação e, no campo, “Frequentou”, indique a modalidade de ensino, se “Faculdade” ou “Pós-Graduação”. Preenchidos os dados, clique em “Salvar alterações”;

 

Como cadastrar currículo no Facebook - Passo 4

 

5º Na opção “Ensino Médio”, indique sua “Instituição de ensino”, a “Duração”, o período em que estudou e, caso já tenha se formado, selecione a opção “Formou-se”, faça uma descrição de sua trajetória acadêmica e, para concluir o processo, pressione “Salvar alterações”.

 

Como cadastrar currículo no Facebook - Passo 5

 

Para Candidatos: Como se cadastrar para uma vaga

 

1º Para verificar todas as vagas disponíveis, inclusive com possibilidade de filtros, acesse www.facebook.com/jobs.

 

Caso queira, é possível filtrar as vagas por “Localização” de seu interesse, “Tipo de Vaga de Emprego”, se em período integral, meio período, estágio, voluntário ou contrato e/ou o setor em que queira trabalhar.

 

Achando a vaga de interesse, selecione a opção “Candidatar-se agora”

Como se candidatar a uma vaga de emprego no Facebook - Passo 1

 

2º Revise seu currículo, com possibilidade de editá-lo diretamente por aqui, ao acionar o ícone em forma de lápis ou excluindo através do ícone da lixeira. Se tiver tudo certo, é só “Enviar” e pronto.

 

Como se candidatar a uma vaga de emprego no Facebook - Passo 2

Dicas

 

Não é de hoje que as empresas já têm usado o Facebook em suas triagem, por isso, lembre-se de deixar suas informações profissionais sempre atualizadas e também vale tomar cuidado com o que você tem postado na rede.

 

Com as novidades, esperamos que mais relações de trabalho possam ser firmadas por aqui, facilitando a vida dos candidatos e empresas, mas principalmente, mudando para melhor a vida de quem começa em uma nova oportunidade. Boa sorte a todos!

 

📰 Redação por Stefanny Alves

📝 Revisado e Editado por Fábio Prado Lima

 

 

Clique aqui, para interagir com nosso Bot e contratar nossos serviços

 

Veja também