Mais Resultados Com Facebook Ads: #2 | Planejamento Estratégico para Infoprodutos

Série de artigos Mais resultados com Facebook Ads - Planejamento Estratégico para Infoprodutos

Acompanhando as tendências tecnológicas e as necessidades do mercado de se atualizar e se especializar, o mercado de EAD (Ensino à Distância) cresce em média 21,5% ao ano. Mas com esse mercado cada vez mais competitivo, o planejamento em Marketing Digital pode ajudar as marcas a se destacarem frente a sua concorrência.

 

Com um mercado de 139,1 milhões de usuários de internet, segundo dados de 2017 levantados pela Hootsuite em parceria com a We are Social e, uma população economicamente ativa em torno de 100 milhões, de acordo com os dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) de 2014, o Brasil tem se mostrado um mercado promissor para o avanço dos cursos à distância.

 

Isso, porque, aliado à necessidade do brasileiro de atualizar e se adequar às demandas mercadológicas, novas tecnologias têm se mostrado cada vez mais eficientes nesse processo, com cursos mais interativos, de rápida duração a custos mais baixos e que atendem a nichos específicos, se comparado a universidades e cursos tradicionais.

Em resposta à essa demanda, a concorrência entre cursos à distância também aumentou. Por isso, há necessidade de se destacar da concorrência, alinhando planejamento estratégico em Marketing Digital.

 

Dados do Mercado

 

Segundo relatório da Resultados Digitais, sobre “O futuro promissor do mercado EAD no Brasil”, baseado nos dados do Censo EAD 2014/2015, produzido pela ABED (Associação Brasileira de Educação à Distância), e pelo E-Learning Market Trends & Forecast 2014/2016 Report, produzido pela Docebo, o mercado EAD no Brasil tem uma média de crescimento de 21,5% ao ano.

 

Dados da “Ambient Insight”, revelam que o ensino à distância via dispositivos móveis no Brasil, teve uma arrecadação de $338,3 milhões em 2014 e deve ter uma taxa de crescimento robusto de 25,7%, com uma estimativa de faturamento acima de $1,0 bilhão em 2019.

 

Além disso, de acordo com organização OECD (Organisation for Economic Co-operation and Development), graças ao E-Learning, o acesso à educação por pessoas pertencentes a grupos tradicionalmente excluídos aumentou. 68% das universidades à distância beneficiam pessoas que vivem em área rural, 53% são mulheres e 50% são compostas por pessoas de baixa renda e 38% por pessoas com deficiência.  

 

Como tendência para esse mercado, o foco é a melhoria da experiência do usuário, seja através da produção de conteúdos mais relevantes, seja pela motivação e interação com o aluno, tornando sua aprendizagem no ambiente virtual mais agradável.

 

Quanto aos desafios deste meio, o maior obstáculo apontado pelo Censo EAD 2014/2015, são as evasões de alunos, seguido pela resistência dos educadores à modalidade. Por tanto, vale pensar em como contornar essas situações em seu modelo de negócios.

 

Usando o Marketing Digital como Diferencial

 

O crescimento da procura por cursos online também aumentou a concorrência neste meio. Por isso, para se destacar é essencial traçar estratégias de comunicação e promoção para atingir seu público de maneira efetiva.

 

Exemplos reais

 

Aqui na agência, tivemos a oportunidade de trabalhar desde a concepção com dois infoprodutos: nosso curso online sobre Facebook Ads, o Face Ads Descomplicado (FAD), e, parceria com a Sia Editora, divulgamos o curso Música, Negócios e Sucesso com Rick Bonadio.

 

Para nosso curso online, o FAD, para a ação de Black Friday de 2017, depois de termos percebido que a taxa de abertura de email havia diminuído consideravelmente, optamos por integrar nosso funil de vendas ao Bot Messenger. Isso gerou um taxa de abertura de 80% de nossas mensagens e, ao final da campanha, obtivemos um retorno de 51 vezes sobre o investimento em anúncio (ROAS).

 

Case de Sucesso com Infoprodutos - para a ação de Black Friday para o curso FAD, conseguimos uma taxa de abertura de 80% das mensagens enviadas a um retorno 51 vezes maior do que um investimento em anúncio

 

Já para o curso do Rick Bonadio, eles nos passaram sua intenção de captar Leads e nutri-los através de webinários. Para dar suporte a essa ação, fizemos um planejamento estratégico de vendas que abrangia Facebook e Instagram Ads, AdWords, Bot de Messenger, Webinarjam e e-mail marketing.

 

Pensamos em um funil de vendas que acompanhasse a jornada de compra do usuário e, possibilitasse que as mídias conversassem entre si, tanto no processo de divulgação do Webinário realizado, na captação de Leads, quanto no apoio ao processo de vendas, tirando dúvidas e lembrando os inscritos do pagamento do boleto.

 

Como resultado desse estratégia, tivemos 17 mil leads captados e um retorno 15,8 vezes maior do que o investimento em mídia.

 

Case de Sucesso com Infoprodutos - para o lançamento de curso do Rick Bonadio, conseguimos captar 17 mil leads a um retorno 15,8 vezes maior do que um investimento em anúncio    

 

Estratégias para Planejamento de Marketing Digital

 

Para te ajudar nesse processo, listamos aqui algumas etapas para você traçar seu planejamento de marketing Digital.

 

Defina seu objetivo: o objetivo macro de todo empresa é venda, mas também é necessário a definição de outros objetivos que te auxiliarão nesse processo.

 

Por exemplo, se você deseja aumentar sua lucratividade, pode decidir se reposicionar como um serviço Premium, mas para isso, além de melhor sua estrutura interna de atendimento, deverá se comunicar de acordo.

 

Como consequência, ter um objetivo claro, te ajudará a traçar estratégias para alcançá-lo, além de  tornar mais definidas as métricas-chaves para o acompanhando desse resultado.

 

Definir qual seu público-alvo: para conseguir se posicionar, você precisa conhecer seu público-alvo; alinhar suas expectativas, necessidades e o que você pode fazer para as satisfazer.

 

Definir a persona (representação personificada do seu cliente ideal) de sua audiência te auxiliará a traçar os objetivos de marketing de seu negócio. Seja no processo de definição de produtos/serviços, desenvolvimento de novos mercados e, em especial, na comunicação de sua empresa, seja na promoção/divulgação de sua marca ou para produção de conteúdo, adequando sua mensagem ao receptor.

 

Para auxiliar esse processo, use o Mapa de Empatia. Procure saber o que sua audiência como:

  • o que ela pensa: quais suas opiniões e perspectivas;
  • o que ela ouve: quais são os seus influenciadores;
  • o que ela vê: como o ambiente em que ela vive interfere em suas perspectivas;
  • o que ela fala e faz: sua ocupação, valores e ideais;
  • quais são suas dores: suas necessidade e problemas que você pode atender;
  • objetivos: quais os sonhos, projetos e aspirações de seu público.

 

Use o Mapa de Empatia para entender seu público alvo, que pensa, ouve, vê, fala. dores e objetivos

 

Para saber mais, acesse esse artigo que produzimos especificamente sobre o assunto. 

 

Jornada de Compra: desenhe a jornada de compra do seu cliente. Para isso, você deve entender o comportamento do seu público em cada etapa do seu funil de vendas até a efetivação da conversão.

 

De uma maneira genérica, segundo o material (incrível) divulgado pela Resultados Digitais, esse comportamento se dá da seguinte forma:

 

  1. Período de aprendizado e descoberta: nesta etapa, o usuário ainda não descobriu que ele tem algum problema. Então, para atrair sua atenção, você pode desenvolver conteúdos amplos, explicando os motivos e os benefícios de um curso a distância para atualização profissional;
  2. Reconhecimento do problema: quando sua audiência está nessa fase, ela já percebeu que tem um problema e você produzir conteúdos que a auxiliem a achar uma solução, mostrando o que e como ela deve fazer para resolver isso;
  3. Considerar solução: depois disso, o usuário costuma procurar formas de resolver sua dor/necessidade, avaliando instituições e cursos que lhe auxiliem nesse processo. Dirija seu conteúdo com soluções rápidas e práticas, além dos resultados que o seu curso ajudou seus alunos a obter;
  4. Avaliação e compra: nesta fase, o prospecto está tomando a decisão de inscrição e seu papel é mostrar que o seu curso é a melhor solução para ele.

 

Conforme dito anteriormente, esse é um exemplo para te ajudar a entender sua própria jornada de compra e como se comunicar com seu público nesse processo. No entanto, você deve trazer isso para realidade de seu negócio, adequando com o comportamento do seu público.

 

Funil de Venda integrado com planejamento de Mídia: depois de entender a jornada de compra do seu usuário, desenhe seu funil de vendas e como cada mídia pode direcionar seu público até o processo de conversão.

 

Funil de Vendas - Atrair, Gerar Leads, Converter em Oportunidades, Gerar Vendas

 

1 – Na primeira etapa do seu funil, você deve atrair a ATENÇÃO de sua audiência. É para essa fase que o marketing digital tem batido fortemente na importância do conteúdo.

 

Como abordado no livro de Gary Vaynerchuk, “Jab, Jab, Jab, Right Hook” (analogia a sequência de socos do Box, Jab, Jab, Jab, Direto) você deve gerar valor, gerar valor, gerar valor (através de conteúdo) para sua audiência, para prepará-la para o estágio certo em que ela vai querer adquirir seu produto e, depois disso, você entra com sua oferta.

 

Nessa etapa, você pode falar com sua audiência através de um Blog, canal no Youtube, Facebook, enfim, estabelecer através de qual meio irá se conectar com seu público. Apenas reforçando que você deve se conectar com seu público, ou seja, se você decidiu dialogar com ele através de um meio, organize-se para o responder por lá, ok?!    

 

2 – Depois de atrair a atenção do seu público, você pode despertar seu INTERESSE para um conteúdo exclusivo, no qual sua moeda de troca será um cadastro através de email, Whatsapp, opt-in no Messenger ou aplicativo.

 

3 – Agora que você tem o contato mais próximo com seu lead, pode estimular seu DESEJO por um compra futura através de envio de novos conteúdos, inclusive alguns exclusivos, para mantê-lo “aquecido”, até a etapa de compra.

 

Você pode enviar conteúdos através de uma lista de transmissão no WhatsApp, como fazemos aqui na Agência, preparar um Webinário e os informar por email ou por Messenger. Enfim, buscar nutrir esse relacionamento de forma próxima, gerando valor através de conteúdos especiais.

 

4 – Depois de todo esse processo, você gerou um relacionamento com esse prospecto; ele já te conhece e, de certa forma, confia em você. É nessa etapa que o direcionamos para uma AÇÃO, ou seja, na oferta do seu produto.

 

Para isso, você pode subir uma Landing Page de vendas no seu site, com cupons promocionais para as pessoas dessa lista ou, ainda, captar leads através de Bot Messenger,  das pessoas que queiram se cadastrar para acessar seu conteúdo.

 

Captada essas informações, você pode, lembrá-los, por exemplo, de assitir ao seu webinar através de email ou Messenger.

A ideia aqui, conforme dissemos anteriormente, é pensar no final de compra e na escolha de mídia de forma integrada, de forma que elas se converssem.

 

E, aqui vão algumas dicas na hora de você escolher sua mídia.

 

1 – A premissa de toda mídia é estar onde seu público está, mas outro ponto importante é levantar o custo disso. Isso porque, talvez uma pequena parcela do seu público esteja em uma mídia que talvez você não tenha considerado por não ser tradicional, em compensação, a concorrência para atingir esse público é menor e, quando falamos de mídia online, isso significa atingir sua audiência a um custo menor.

 

2 – Outra dica importante é trabalhar com mídia que você tenha afinidade, seja porque você já dialoga com seu público por lá, mas também porque sua familiaridade com a ferramenta pode ajudar na hora de otimizar seus custos.

 

Aprofunde-se no assunto: para ter a visão do negócio como um todo, de maneira macro, leia sobre o assunto, atualize-se sobre os dados do mercado, para conseguir identificar tendências do seu setor e fazer possíveis correções de rota. Para te ajudar nesse processo, vamos deixar aqui os materiais que estudamos para fazer esse artigo:

 

https://www.ipeadata.gov.br/ExibeSerie.aspx?serid=486696855

https://exame.abril.com.br/carreira/cursos-ead-estao-crescendo-no-brasil/

https://exame.abril.com.br/negocios/dino/mercado-de-infoprodutos-de-emagrecimento-cresce-apesar-da-crise-dino890108252131/

https://www.administradores.com.br/artigos/negocios/conheca-o-mercado-de-infoprodutos-para-negocios-digitais-na-atualidade/102154/

https://www.edools.com/ensino-a-distancia-no-brasil/

https://materiais.resultadosdigitais.com.br/futuro-ead-brasil-edu

https://www.abed.org.br/censoead2014/CensoEAD2014_portugues.pdf

https://www.docebo.com/resource/elearning-market-trends-and-forecast-2017-2021/
https://mds.marketing/funil-de-vendas-a-essencia-do-inbound-marketing/
https://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2017-05/educacao-superior-distancia-cresce-em-ritmo-acelerado-mostra-censo-de-2015

 

Também vale dar uma olhada nesse artigo que escrevemos para fazer conseguir se destacar na disputa por fisgar a atenção de seu público através de criativos que mais persuasivos.

 

Faça parcerias estratégicas: nem sempre conseguimos ter todas as habilidades e conhecimentos necessários para o sucesso de um negócio, por isso fazer boas parcerias estratégicas pode fazer toda a diferença. Inclusive, nossa equipe está abrindo uma nova frente de negócio, chamada AdR.Coprodução, uma Parceria Estratégica para Infoprodutos. Para saber mais, clique no botão abaixo:

 

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📰 Redação por Stefanny Alves

📝 Revisado e Editado por Luccas Almeida e Fábio Prado Lima

 

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